Advogados alertam que tweets de Elon Musk sobre Bitcoin podem atrair a ira da SEC

 12. Februar 2021      
 Bitcoin   

A atividade desenfreada de Elon Musk no Twitter pode colocá-lo em maus lençóis com a SEC, de acordo com advogados.

Consultores jurídicos advertiram que o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, pode ser investigado pela Comissão de Segurança e Câmbio dos Estados Unidos por causa de sua atividade na mídia social e declarações públicas sobre Crypto Cash.

Na segunda-feira, 8 de fevereiro, a Tesla anunciou em um documento da SEC que havia comprado US $ 1,5 bilhão em Bitcoin e em breve começará a aceitar pagamentos BTC. Pouco depois, os preços do ativo dispararam para um novo recorde de alta de pouco mais de US $ 48.000.

O sócio da Linklaters e ex-chefe da divisão de fiscalização da SEC, Doug Davison, disse ao jornal Telegraph do Reino Unido :

„Não seria surpreendente – dado o foco nos Tweets do executivo-chefe, preços do Bitcoin e recentes movimentos dramáticos do mercado – se a SEC fizesse perguntas sobre os fatos e circunstâncias aqui“
O ex-vice-presidente do Banco Central Europeu, Vitor Constâncio, ecoou o sentimento ao concluir que a “SEC vai estudar isso”,

A SEC e a Commodity Futures Trading Commission têm a capacidade de investigar caso suspeitem de manipulação de mercado.

Musk falou no Twitter sobre o Bitcoin e o DOGE em várias ocasiões, o que contribuiu para que a atividade do Bitcoin na plataforma de mídia social atingisse seus níveis mais altos.

Bitcoin subiu 20% no final de janeiro depois que Musk adicionou #Bitcoin à sua biografia do Twitter e tweetou „Em retrospecto, era inevitável“ e no final de dezembro ele postou um meme explícito sugerindo que estava fortemente tentado a comprar Bitcoin .

Não há dúvida de que a investida pública da Tesla no Bitcoin contribuiu para esse último aumento de preço, com os influentes tweets de Musk sobre criptografia para seus 46,5 milhões de seguidores também capazes de mover mercados.

Ele ainda está xingando Dogecoin com este tweet recente no final de 10 de fevereiro, informando que está comprando o ativo. DOGE aumentou 13% após aquele tweet específico algumas horas atrás

Musk conhece bem a controvérsia do Twitter; ele já havia sido acusado de postar informações incorretas na plataforma sobre a Covid-19 e o fechamento de uma de suas fábricas.

Em outro incidente, ele sugeriu que o preço das ações da Tesla estava muito alto, resultando em uma queda de preço subsequente. A SEC processou Musk por fraude, acusando o chefe da Tesla de fazer “tweets falsos e enganosos”, mas ele fez um acordo com o regulador logo depois.